
Piso de concreto industrial
O piso de concreto industrial é um pavimento de concreto de alta resistência, capaz de suportar esforços de tráfego pesado, armazenamento de grandes cargas e atender qualquer tipo de atividade industrial. Seu revestimento será escolhido de acordo com a exposição de materiais orgânicos, químicos e mecânicos que estará submetido, podendo ter acabamento de concreto polido, epóxi ou vinílico.
O piso industrial pode ser constituído de diversos tipos de concreto, entre eles: concreto simples, concreto armado, concreto reforçado com fibras metálicas, concreto com macrofibras poliméricas, concreto protendido e concreto de retração compensada. A escolha do tipo de piso industrial a ser aplicado deve levar em consideração as especificações técnicas do projeto da estrutura e as características de cada tipo disponível.
Atualmente um dos principais concretos utilizados na produção de pisos industriais é o concreto reforçado com fibras. As fibras garantem um reforço tridimensional e melhoram a capacidade do material de resistir aos esforços de tração e flexão, além de melhorar a resistência à fadiga, resistência ao impacto e aumento do controle de fissuração. Sua utilização pode substituir a existência de armadura ou de telas soldadas.
Mais detalhes sobre os tipos de piso industrial e suas características podem ser conferidas nas publicações abaixo:
Pisos industriais: evolução e novas alternativas. Revista Concreto e Construções. Disponível em: http://ibracon.org.br/Site_revista/Concreto_Construcoes/ebook/edicao81/files/assets/basic-html/page27.html
Pisos industriais: conceito e evolução. Revista Concreto. Disponível em: http://lpe.tempsite.ws/manuais/Concreto45.Publio.pdf
Deixe um Comentário